O CHIMARRÃO Carmen Cristal
A memória, faz-se virtuosa!
Botucatu-SP
MIDI: DESDE EL ALMA| MARCELLO CAMINHA
CHIMARRÃO Glaucus Saraiva
Amargo doce que eu sorvo Num beijo em lábios de prata! Tens o perfume da mata Molhado pelo sereno, E a cuia, seio moreno, Que passa de mão em mão, Traduz no meu chimarrão Em sua simplicidade Da gente do meu rincão!
Trazes à minha lembrança, Neste teu sabor selvagem, A mística beberagem, Do feiticeiro charrua; O perfil da lança nua Encravada na coxilha, Apontando, firme, a trilha Por onde rolou a história Empoeirada de glória Da tradição Farroupilha!
Em teus últimos arrancos, No ronco do teu findar, Ouço um potro corcovear Na imensidão deste Pampa! Reboando nos confins A voz febril dos clarins Repinicando: "Avançar!" Então me fico a pensar Apertando o lábio assim Que o amargo que está no fim, Que a seiva forte que eu sinto É o sangue de 35 Que volta verde p'ra mim!!!
Publicado em 1949, no Jornal do Dia, do Rio Grande do Sul, esse poema perfilha tradicionalismos, pra louvar o chimarrão e a Revolução de 1935 farroupilha.
Jornal do Dia (RS), 4 de novembro de 1949, p. 5 (disponível no site da Biblioteca Nacional Digital).
REDONDE E ACRÓSTICO
VALE DA ERVA Ivan O Terrível
V á visitar Rio Grande do Sul! A i com certeza verás o vale! L eve a cuia a Vale do Sul! E ssa cultura que tudo vale! D eus e tal cuia! A erva na cuia! E rva mate da melhor do Sul! R egada com água desse Vale! V á visitar Rio Grande do Sul! A í com certeza verás o vale!
Nota do autor: -Estive no Rio Grande do Sul, desse Brasil que amo e aprendi o porquê que tanto amam tal erva-mate nesse Chimarrão maravilhoso e tão quente!!! Minha homenagem à cidade de Bento Gonçalves, terra da erva-mate!!!
CULTURA FARROUPILHA Jacó Filho
Quem da erva-mate, prova, Ouvindo canções campeiras, Pelo rio Grande renova, Seu amor pela bandeira, E por arte Farroupilha... Por ser pra cultura, nossa, Motivação de primeira Quem da erva-mate, prova, Ouvindo canções campeiras...
São Paulo-SP
*Redonde é um estilo poético criado por Francisco de Assis Góis. CCristal, Glaucus Saraiva (São Jerônimo, 24/12/1921 — Porto Alegre, 17/07/1983, poeta gaúcho, da poesia crioula), Ivan O Terrível e Jacó Filho
Enviado por CCristal em 24/09/2023
Alterado em 24/09/2023 |